Testei o novo SUV Nivus e ele me surpreendeu

Testei durante um final de semana o SUV cupê Nivus da Volkswagen, veja o resultado

Testamos na cidade e na estrada o novo SUV da Volkswagen, o  Nivus. Será que ele é só um rostinho bonito ou tem conteúdo e desempenho para se destacar nesse disputadíssimo segmento? (André Marinho – Jornalista)

Design do Nivus chama a atenção do público

A versão avaliada foi a Highline, top de linha, que custa R$ 98.290 e vem completa, inclusive com a multimídia VW Play. O carro foi cedido pela Ceará Motor, concessionária Volkswagen em Fortaleza que tem 56 anos de tradição. O design do carro é super atual, misto de esportivo, cupê e SUV – não à toa, considero ele um SUV cupê. Visual mais descolado que do seu irmão T-Cross.

Detalhe do volante, o mesmo do Golf Europeu, o painel virtual

Ele chama tanto a atenção que bastou uma paradinha numa praça da Cidade 2000, em Fortaleza, para que curiosos tirassem fotos, e dúvidas sobre o SUV. E foram unânimes – acharam o carro muito bonito. Expliquei dados de consumo, câmbio, preço das verões e sobre o motor – essas foram as perguntas mais comuns.

Tamanho – Em relação as dimensões, o Nivus tem 176 mm do solo. Em relação ao T-Cross, sua elevação tem 1,5 cm a menos; em relação ao Polo, 2,7 cm a mais. São números que fazem grande diferença no comportamento de um carro, especialmente em altas velocidades. A aerodinâmica explica.

Testei o veículo na zona urbana de Fortaleza

O Nivus também tem o capô mais alongado do que o T-Cross e uma silhueta mais delicada no parabrisa. Ele claramente buscou fugir da caracterização comum de um SUV. Um detalhe final exterior é a existência de quatro colunas na carroceria. Embora a terceira e a quarta se juntem no alto do teto, a terceira coluna cria um reforço estrutural e permite que o Nivus tenha o que nem o Polo nem o T-Cross têm: uma terceira janela lateral.

Por dentro – No interior, a sensação é de um carro caprichado. Destaco a beleza do novo logotipo VW no volante – que veio do Golf europeu – e  as linhas suaves no painel. Além disso a incrível resolução da tela multimídia de 10,1”, algo que faz a diferença no dia a dia. Os bancos são macios, de couro, com ajuste manual e com ergonomia confortável. A melhor posição de dirigir é encontrada facilmente e o volante convida à condução, pois tem uma empunhadura grossa e é ajustável em altura e profundidade. 

Por dentro do Nivus: capricho nos detalhes

Performance – Essa versão tem chave presencial e a partida por botão do motor 1.0 TSI 200 (turbo com injeção direta) dá sinal de vida. Mas ele é discreto e não incomoda quem está dentro do veículo. Com três cilindros e vibração imperceptível, esse motor tem entrega de potência (128 cv com etanol) e torque (200 Nm). O câmbio é automático de seis marchas. Sim, esse motor é o mesmo que equipa com eficiência o Polo e o Virtus. No T-Cross ele está nas versões de entrada.

Teste do veículo comprova qualidades aerodinâmicas do Nivus

Seja no funcionamento automático ou com trocas manuais, esse conjunto motor, câmbio e suspensão fez um casamento completo no Nivus. O câmbio é bom para todos os gostos: modos Drive e Sport no automático e permite trocas manuais pela alavanca ou pelas pequenas “borboletas” atrás do volante. O quadro de instrumentos digital de 10,25” permite dois modos visuais. Assim como a multimídia, tem grafismo contemporâneo: é limpo, discreto, mas com leitura perfeita.

O torque em baixas rotações é excelente pois os 200 Nm surgem já a 2.000 giros do motor (2.000 rpm). Com isso, as retomadas de velocidade do SUV cupê também agradam. Gostei da arrancada do veículo. Nas retomadas, um pequeno “delay”, algo que quem conhece carro já sabe que é a turbina do motor, mas nada que prejudique sua eficiência no dia-a-dia da cidade.

Nivus é misto de SUV e cupê

Alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do powertrain do Nivus

Nivus será vendido também na América Latina e Europa

O carro é muito divertido, sim. Um SUV esportivo em que você se sente seguro em velocidades mais elevadas e para enfrentar as ruas esburacadas. E para quem curte tecnologia, você pode incorporar seus aplicativos sem precisar de cabo. Ou seja, todo o seu celular vai estar no VW Play sem necessidade de fio.

Eu que tenho iPhone, por exemplo, usei CarPlay somente pelo Wi-Fi do veículo e curti as playlists do meu Spotfy, com rock na veia, claro. Para os demais celulares, é necessário espetar o cabo na entrada USB para conectar o Android Auto. Por meio dos aplicativos da Volkswagen, é possível até pedir comida a bordo.

Sistema de infoentretenimento do SUV Nivus: conectividade total

VW Play – Vale aqui contar um pouco da história do VW Play. Ele é um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro. Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente osnivus mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf europeu.

Volante multifuncional do novo Volkswagen Nivus

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple -neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.

Consumo: No teste ele fez 8,1 km/litro na cidade e 10,3,km/litro na estrada, com etanol. Abastecido com gasolina, ele faz 11,9 km/litro e 14,2 km/litro, respectivamente

Segurança – São muitos itens de segurança integrados no Nivus.  O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do carro. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

SUV Nivus é um dos assuntos mais comentados nos canais automotivo no YOUTUBE

Conclusão – A experiência de um final de semana a bordo do Nivus deixou um gostinho de saudade e de quero mais. Adorei a tocada do SUV Cupê. O visual moderno e agressivo na medida certa e a tecnologia a bordo fazem a diferença. E para viajar, o porta-malas é bem generoso: são 415 litros. Aprovado e não tenho dúvida em afirmar que será o SUV mais vendido da Volkswagen e um dos mais vendidos do País, graças também a sólida  rede de concessionários.

Se você quer ver de perto o carro e fazer uma simulação das versões, tem também a de entrada Confortline, basta passar na Ceará Motor, em Fortaleza, com 56 anos de Volkswagen e duas lojas na cidade. Mas vá logo, muitos clientes já fizeram os seus pedidos e compraram o Nivus.

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.0l, 200 TSI, Turbo com injeção direta, flex

Potência: 128 cv a  5.500 rpm

Torque: 200 Nm a 2.000 rpm

Câmbio: Automático, 6 velocidades

Tração: 4×2

Aceleração 0-100 km/h: 10 segundos

Velocidade máxima: 189 km/h

Consumo: 11,9 km/l na cidade (gasolina) e 14,2 km/l na estrada (gasolina)

Porta-malas: 415 litros

Comprimento: 4,266 m

Largura: 1,757 m

Altura: 1,493 m

Entre-eixos: 2,566 m

Vão livre: 176mm

Peso: 1.199 kg

Pneus: 205/55 R17

Tanque: 52 litros

Preço: R$ 98.290

SERVIÇO: Concessionária Ceará Motor. End: Av Pontes Vieira, 855 – Bairro: Aldeota/Av. Barão do Rio Branco, 2375 – Bairro: Centro. Fortaleza-Ceará https://cearamotor.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *