Novo Pajero Sport: Mitsubishi acertou?

Pajero Sport tem novo visual e já está disponível na concessionária Mito, em Fortaleza

A Mitsubishi agiu rápido em relação ao novo SUV Pajero Sport. Lançou em em live dia 16/6 a linha 2021 do veículo. O carro chegou importado da Tailândia e passou por mudanças externas e também no acabamento interior e já estava nas concessionárias em agosto, conforme prometido. Veja meu teste realizado na área urbana de Fortaleza (André Marinho – Jornalista)

Teste foi realizado na área urbana da capital cearense

O mercado de SUVs grandes de luxo é disputado. Afinal, o público alvo é um dos mais exigentes e disponíveis para investir em toda tecnologia, segurança, conforto e design que existem. Com o novo Mitsubishi não é diferente. Tanto que a marca japonesa caprichou. Está disponível nas versões HPE e HPE-S. A primeira pode receber um pacote de opcionais (teto solar e controle de cruzeiro adaptativo, ACC).

No interior do novo Pajero, luxo, conforto e tecnologia

Antes de escrever sobre a performance, vamos falar de visual. A frente do SUV foi atualizada, com mudança nos faróis principais, capô, para-choque e faróis auxiliares, que incorporaram as luzes de seta. A traseira recebeu lanternas com assinatura em LED.


O para-choque traseiro também é novo e recebeu protetor contra impactos na base (skidplate) e incorporou os olhos-de-gato que antes ficavam no corpo das lanternas

tampa traseira traz abertura elétrica na versão HPE-S, com possibilidade de acionamento por um aplicativo exclusivo da Mitsubishi. Por dentro, o console central é novo e os padrões de acabamento mudaram também, com detalhes em cinza e preto brilhante. A forração dos bancos recebeu novo desenho. Ao entrar no carro, conforto para sete lugares.

O motor é um 2.4 turbodiesel de 190 cavalos. A transmissão automática tem oito marchas. Seu sistema de tração permite rodar em 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida

O utilitário esportivo é equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade, ACC (opcional no HPE e de série no HPE-S), monitoramento de pontos cegos, frenagem autônoma para evitar ou minimizar os efeitos de um impacto, sistema de prevenção contra aceleração involuntária e assistente para reboques, capaz de evitar o fenômeno de serpenteamento e o risco de acidentes. Pena que dessa vez não deu para fazer um teste off-road mais completo para avaliar as qualidades da grandalhona nas trilhas, mas não tenho dúvida que a Mitsubishi caprichou, afinal tem DNA off-road faz tempo.

A central multimídia do Pajero Sport é fornecida pela JBL. Gostei. Ela tem uma série de novas tecnologias e comodidades para motorista e passageiros. Começando pelo novo sistema de entretenimento com tela de até oito polegadas sensível ao toque e compatível com os smartphones pelos sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay.

Central multimídia tem 8 polegadas

Uma vez com o telefone conectado, uma série de aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify podem ser acessados pela tela do painel central do veículo de forma prática e sem distrações

versão HPE-S possui ainda painel de instrumentos 100% digital, com uma série de opções de configurações e fácil acesso às informações vitais de funcionamento do veículo por parte do motorista. O painel também é totalmente integrado ao sistema de entretenimento do SUV.

Painel digital com computador de bordo

Desempenho – As versões HPE-S e HPE são equipadas com o moderno motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta, que se traduz em uma excelente eficiência energética com aceleração vigorosa e todo torque disponível a baixas rotações do motor.

O sistema de transmissão automática de oito velocidades proporciona extremo conforto em velocidade de cruzeiro, com baixa rotação do motor e boa economia de combustível, ao mesmo tempo que a opção de trocas sequenciais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante oferecem agilidade, com respostas imediatas aos comandos do motorista. Na cidade, gostei do silêncio a bordo e do torque nas retomadas do motor a diesel em alumínio.

SUV tem pronta entrega na Mito Mitsubishi

Para trilhas – O Pajero Sport tem capacidade para qualquer tipo de terreno. O DNA off-road da Mitsubishi está presente em cada detalhe do modelo. Mesmo que não tenha testado, segue pesquisa sobre alguns detalhes do veículo.

O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Pajero Sport 2021 conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa o SUV ainda mais preparado para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock.

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.

Além disso, o SUV conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, quando as rodas ficam suspensas em valetas transversais ou terrenos erodidos, o modelo é capaz de superar facilmente o obstáculo com um simples toque de botão.

Prático e moderno para rodar em qualquer situação, o Pajero Sport 2021 é equipado com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados.

E para situações ainda mais desafiadoras, o sistema Adaptive Hill Decent Control (HDC) dá conta do recado. O moderno controle de descida de rampa mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.

Os 45º de inclinação lateral; os 30º de ângulo de entrada; os 24,2º de ângulo de saída; e os 23,1º de ângulo de subida facilitam a vida dos motoristas mesmo diante dos mais desafiadores cenários.

Então, respondendo a pergunta do título: a Mitsubishi acertou muito sim. Basta ver as qualidades e tudo que está incluído no Pajero que a conclusão é simples e rápida.

FICHA TÉCNICA

MOTOR: 2.4L, turbodiesel, 16 válvulas

POTÊNCIA: 190 cv

TORQUE: 43,9 kgf.m

CÂMBIO: Automático, 8 velocidades

TRAÇÃO: 4×2, 4×4, 4×4 com reduzida

CONSUMO: 8,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada

PREÇOS: R$ 291.990 (HPE) e R$ 318.990 (HPE-S)

SERVIÇO: Mito Mitsubishi, concessionária em Fortaleza. End: Av. Washington Soares, 1100.
https://mitsubishimito.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *