Tiguan R-Line: um esportivo vestido de SUV

SUV Volkswagen TIguan R-Line

Um teste completo a bordo do SUV Tiguan R-Line com sete lugares e o veredicto é gritante: é um SUV no conforto e espaço, mas seu comportamento é nervoso, de esportivo. Meu test drive foi na área urbana de Fortaleza, mas também off-road e na estrada, em mais de 400 km de rodagem (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Por dentro esportividade e e tecnologia

Ao sair da concessionária Fazauto Volkswagen a impressão foi rápida: ele responde bem as comandos do acelerador. E faz sentido: com o mesmo motor do Golf GTI, o 2.0 turbo de 220 cv e 35,7 kgfm de torque, o utilitário de sete lugares acelera com vigor, mesmo se não estiver com o modo “Sport” ativado. Pena que na cidade não deu para sentir isso melhor, mas uma longa viagem me esperava. Você pode ver o link do  vídeo do test-drive completo aqui. https://www.youtube.com/watch?v=k_l10wmv8NM&t=18s

Detalhe do perfil e traseira com aerofólio do Tiguan

A transmissão DSG de dupla embreagem e sete velocidades trabalha de forma discreta e eficiente. O Tiguan vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 223 km/h. É de impressionar em um SUV de 1.785 kg. Por dentro muito conforto, bancos em couro e capacidade para sete pessoas.

A cabine do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI tem ambientação toda em preto. Colunas, teto, tapeçaria e bancos: toda a ornamentação é escura, com foco na esportividade. O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, couro perfurado e logo R-Line). Bancos com revestimento de couro Vienna preto com o logotipo alusivo à versão complementam o conjunto.

O espaço geral é excelente, e a terceira fileira cumpre seu papel para crianças e adultos de baixa estatura. Já o porta-malas tem tamanho adequado para a proposta de um sete lugares, podendo-se colocar duas malas pequenas no diminuto espaço com a terceira fileira erguida.

Teste também foi realizado no Parque Eólico de Aracati

Com a terceira fileira rebatida, o volume aumenta consideravelmente. Para facilitar a vida, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 tem ainda tampa de acionamento elétrico e sem as mãos no caso do 350 TSI, tendo esta um modo automático que fecha a tampa se o proprietário estiver com as mãos ocupadas, detectando seu distanciamento em relação ao carro. No mais, a posição de dirigir é muito boa, com ergonomia bem resolvida e um volante de pegada gostosa.

 O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI quer ser referência em seu segmento em inovação. E tem méritos. O veículo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

Teste na estrada durante por do sol em Fortaleza

On The Road – Na estrada, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 realmente mostra sua força. O motor rapidamente se eleva de giro se for exigido. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm, mas basta um pisada mais forte no acelerador, para que o giro alcance rapidamente 6.000 rpm. Se for no Sport, acrescido do modo S do DSG, sobe para 7.000 rpm, quando ele fica cheio aos 5.500 rpm se o pé for tirado. Ou seja, ele fica pronto para mais uma resposta ágil.

A dirigibilidade é muito boa. Mesmo maior que o anterior, o Volkswagen Tiguan Allspace 2019 mostra um equilíbrio muito bom em curvas e assimila bem o piso por onde passa, dando mais segurança e controle.

O DSG não nega fogo e pode-se explorar ao máximo (que o sistema permite, é claro) o motor com mudanças manuais nos paddle shifts ou mesmo na alavanca

Mudanças suaves e imperceptíveis dessa DQ500 com embreagens banhadas em óleo, dão ao SUV uma performance de esportivo, mas preservando o conforto que é exigido do produto.

Gostei e se você quer um carro com sete lugares com performance mais dinâmica, lembre do Tiguan e passe na http://www.fazauto.com.br

Ficha Técnica

Motor: 2.0l, 4 cilindros, gasolina

Potência: 220 cv

Torque: 35,7 kgfm

Câmbio: Automático, 7 velocidades

Velocidade Máxima: 223 km/h

0-100 km/h: 6,8 segundos

Preço: R$ 208.590,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *