Novo Nivus em teste em Serra do Ceará

50 tons de cinza e verde: Nivus cinza em meio ao verde de Guaramiranga

Todo mundo fala maravilhas das nossas praias cearenses, mas muitos brasileiros esquecem das serras, com o friozinho gosto e cenários exuberantes com muita natureza. A Serra de Guaramiranga foi o local do test drive com o Novo Nivus em sua versão Highline, topo de gama (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Teste incluiu visita ao Pico Alto, ponto com maior altitude do Ceará, com 1.114 metros

Antes de falar do carro, Guaramiranga não é tão longe da capital, Fortaleza. São 106 km da capital, menos de duas horas de viagem, 1h50min, com boa estrada e, claro, muitas curvas sinuosas e belas vistas. Vale visitar bela boa oferta de parques para trilhas a pé, bons restaurantes, cachoeiras e o frio típico serrano. Saindo de Fortaleza o objetivo era de avaliar o consumo, desempenho e características do Nivus em um trajeto cheio de subidas íngremes, curvas e também descidas.

Nivus tem direção elétrica e passou por estradas sinuosas no teste

A versão avaliada foi a Highline, top de linha, que custa R$ 98.290 e vem completa, inclusive com a multimídia VW Play. O carro foi cedido pela Volkswagen. A cor era um show à parte, um cinza aperolado com rodas escurecidas, em tons lindíssimos. Combinado com o verde e as cores da natureza, renderam imagens diferenciadas. Já havia testado essa versão na área urbana e você pode ver o vídeo clicando aqui https://youtu.be/YX4hT9-wCW0

Nivus em meio ao cenário natural da serra de Pacoti e Guaramiranga, no Ceará

O design do carro é super atual, misto de esportivo, cupê SUV – não à toa, considero ele um SUV cupê. Na estrada o motor 1.0 TSI 200 (turbo com injeção direta) deu conta do recado. No início, muitas retas passando pelas cidades de Caucaia, Caridade, Maranguape, Campos Belos. Mas ele é discreto e não incomoda quem está dentro do veículo. Com três cilindros e vibração imperceptível, esse motor tem entrega de potência (128 cv com etanol) e torque (200 Nm). O câmbio é automático de seis marchas. Sim, esse motor é o mesmo que equipa com eficiência o Polo e o Virtus. No T-Cross ele está nas versões de entrada.

Detalhe da lateral com rodas de 17 polegadas

Depois foi a vez de enfrentar as curvas de subida da serra de Baturité, Pacoti e Guaramiranga. Seja no funcionamento automático ou com trocas manuais, esse conjunto motor, câmbio e suspensão fez um casamento completo no Nivus. O câmbio é bom para todos os gostos: modos Drive Sport no automático e permite trocas manuais pela alavanca ou pelas pequenas “borboletas” atrás do volante. O quadro de instrumentos digital de 10,25” permite dois modos visuais. Assim como a multimídia, tem grafismo contemporâneo: é limpo, discreto, mas com leitura perfeita.

Detalhe da Central Multimídia

O torque em baixas rotações é excelente pois os 200 Nm surgem já a 2.000 giros do motor (2.000 rpm). Com isso, as retomadas de velocidade do SUV cupê também agradam. Gostei da arrancada do veículo e também da performance do motor em desenvolvimento, bom para ultrapassagens e que dá segurança ao condutor.

Detalhe da lateral traseira com curva acentuada de cupê

O carro é muito divertido, sim. Um SUV esportivo em que você se sente seguro em velocidades mais elevadas e para enfrentar as ruas esburacadas. E para quem curte tecnologia, você pode incorporar seus aplicativos sem precisar de cabo. Ou seja, todo o seu celular vai estar no VW Play sem necessidade de fio.

Eu que tenho iPhone, por exemplo, usei CarPlay somente pelo Wi-Fi do veículo e curti as playlists do meu Spotfy, com rock nacional na veia. Para os demais celulares, é necessário espetar o cabo na entrada USB para conectar o Android Auto. Por meio dos aplicativos da Volkswagen, é possível até pedir comida a bordo.

Sistema de infoentretenimento do SUV Nivus

Consumo: No teste ele fez 8,1 km/litro na cidade e 11,5,km/litro na estrada, com etanol. Abastecido com gasolina, ele fez 11,9 km/litro e 14,2 km/litro, respectivamente

SEGURANÇA – São muitos itens de segurança integrados no Nivus. Isso dá muita tranquilidade para o motorista e os passageiros numa viagem como essa, repleta de curvas, subidas e situações perigosas.  O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do carro. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil.

Flores e o Nivus em test drive pelas serras cearenses

O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão. Além disso, sensores de segurança na frente, traseira e laterais, o que facilita muito nas manobras e uma câmera de ré com altíssima definição.

CONCLUSÃO – A experiência de uma viagem a bordo do Nivus agradou muito. Adorei a tocada do SUV Cupê. Detalhe que tinha muita bagagem e três passageiros – dois adultos e um doguinho. O visual moderno e agressivo na medida certa, combinado com a aerodinâmica e a tecnologia a bordo fazem a diferença. E para viajar, o porta-malas é bem generoso: são 415 litros. Aprovado e é um carro que encanta também no dia dia urbano.

Detalhe da traseira do SUV Nivus: porta-malas tem 415 litros

Se você quer ver de perto o carro e fazer uma simulação das versões, tem também a de entrada Confortline: basta passar na Ceará Motor, em Fortaleza, com 56 anos de Volkswagen e duas lojas na capital cearense e outra em Juazeiro do Norte. Ou se for mais perto para você, passe na Fazauto, com loja no bairro Aldeota, em Fortaleza. Mas vá logo, muitos clientes já fizeram os seus pedidos e compraram o Nivus.

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.0l, 200 TSI, Turbo com injeção direta, flex

Potência: 128 cv a  5.500 rpm

Torque: 200 Nm a 2.000 rpm

Câmbio: Automático, 6 velocidades

Tração: 4×2

Aceleração 0-100 km/h: 10 segundos

Velocidade máxima: 189 km/h

Consumo: 11,9 km/l na cidade (gasolina) e 14,2 km/l na estrada (gasolina)

Porta-malas: 415 litros

Comprimento: 4,266 m

Largura: 1,757 m

Altura: 1,493 m

Entre-eixos: 2,566 m

Vão livre: 176mm

Peso: 1.199 kg

Pneus: 205/55 R17

Tanque: 52 litros

Preço: R$ 98.290

SERVIÇO: Concessionária Ceará Motor. End: Av Pontes Vieira, 855 – Bairro: Aldeota/Av. Barão do Rio Branco, 2375 – Bairro: Centro. Fortaleza-Ceará. Ceará Motor Cariri: End. Av. Padre Cícero, 3009 A. bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte https://cearamotor.com.br/

Concessionária Fazauto. End: Av. Heráclito Graça, 1245 – Bairro Aldeota. https://www.fazauto.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *