Testei o Novo Versa em sua versão Advance

Sedan da Nissan na Beira Mar de Fortaleza

O segmento de sedans caiu frente o sucesso estourado dos SUVs, isso é um fato. Mas ainda é muito disputado e tem rivais de peso. Dentre os sedans compactos, por exemplo, Onix Plus está sempre entre os dez mais vendidos, mas tem também Volkswagen Virtus e Toyota Yaris, para citar alguns. O Nissan Versa está no bolo e com a chegada de sua nova geração, a disputa vai ficar mais acirrada (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Testei o carro na área urbana da capital cearense

Isso porque além do Novo Versa estar com design moderno, mais tecnologia e conforto, as concessionárias da marca são agressivas nos descontos e na captação dos clientes, com uma rede capilarizada no País e com excelente pós-vendas.

Porta malas tem agora 482 litros

Com expectativa, então, recebi uma unidade do Versa, na versão Advance, na porta de minha casa. Se quiser detalhes das outras versões, clique aqui http://guiaautomotivo.net/2020/10/28/nova-geracao-do-nissan-versa-chega-maior-e-com-mais-tecnologia-e-seguranca/. Sim, a equipe de imprensa da Nissan teve o cuidado de enviar aqui para Fortaleza, na minha casa, o carro, numa carreta, após longa viagem de São Paulo até a capital Cearense. Carro chegou coberto, mas logo desvendei o veículo.

Interior: direção elétrica, central multimídia e câmbio CVT

Aliás, ele chama atenção logo de cara pelo design. É um mini Sentra, o irmão sedan maior, com certeza. O design deu ao sedan dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior, ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso.

À primeira vista, o DNA da marca japonesa se destaca com elementos marcantes como a grade V-motion – que dá aparência mais robusta –, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão, que acentua a sua silhueta aerodinâmica. As linhas da traseira do Nissan Versa expressam o maior espaço interno além de conferir a fluidez que um belo cupê transparece.

Versa: antes e depois

O estilo é complementado com espelhos retrovisores externos na cor da carroceria (com regulagem elétrica e aquecimento) e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e de rodas aro 16.

Por dentro tudo mudou e a central multimídia é a mesma do SUV Kicks. a linguagem de design atual da marca japonesa é visível no painel de instrumentos estilo “Asa Deslizante”, que amplia a sensação de espaço e também nos novos materiais de alta qualidade estilo soft touch. O acabamento dos bancos gravidade zero, as inserções de materiais premium em dois tons brilhantes nas portas e nos bancos conferem ao Novo Nissan Versa uma aparência elegante.

Versa está mais baixo, mas cumprido e mais largo que a geração anterior

O sedan manteve os diferenciais da geração anterior como o amplo habitáculo e o entre-eixos comparável ao de sedans de segmentos superiores. Com aumento na largura em 5 cm, em relação a já grande geração anterior, o modelo tem agora ainda mais espaço para os ombros dos passageiros do banco traseiro.

O espaço interno é ainda mais generoso para os ocupantes e o ambiente ainda foi desenhado para ser muito amigável e útil para todos os ocupantes. Tanto que o habitáculo conta com 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro.

Interior da versão Sense com câmbio CVT

Em relação ao desempenho, o motor 1.6l, com 114 cv de potência dá conta do recado na cidade, mesmo com o peso e tamanho do veículo. O câmbio CVT tem trocas equilibradas, de acordo com o pé do condutor. E se quiser mais esportividade tem a opção do botão Sport, yes!

A boa estabilidade também é mérito das rodas de 16”. Na hora de parar, o sistema de frenagem oferece um comportamento progressivo, com discos de freios ventilados de 258 mm de diâmetro e tambor traseiro de 203 mm.

Painel da versão Exclusive

Conforto é uma das premissas e o acabamento transmite cuidado tanto na montagem quanto na escolha dos materiais. A cabine possui o quadro de instrumentos em TFT e o volante multifuncional semelhantes ao do Kicks. O multimídia de 7″ tem conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Além disso, o Nissan Versa exibe revestimentos imitando fibra de carbono nas laterais de portas.
Pena que o test-drive ficou limitado a apenas um dia pela área urbana da cidade. Fico devendo um teste de longa duração na estrada, até para avaliar o consumo do sedan.

Ficha Técnica

Motor: 1.6, 16v, 4 cilindros, flex

Potência: 114 cv

Câmbio: CVT

Porta-malas: 482 litros

Preço: R$ 83.490

Versão Advance com câmbio CVT (R$ 83.490)

Acabamento de tecido nos bancos

Ar-condicionado

Comandos de áudio e telefone no volante

Chave inteligente presencial (I-Key)

Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)

Painel central com tela de 3,5 polegadas

Retrovisores externos com regulagem elétrica

Airbags duplos frontais

Airbags laterais e de cortina

Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)

Controle de Tração e Estabilidade (VDC)

Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)

Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)

Sensor de estacionamento traseiro

Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)

Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)

  • Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive
  • Apoio de braço frontal
  • Controle automático de velocidade com comando no volante
  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)
  • Faróis com função Follow Me Home
  • Indicador de temperatura externa
  • Painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções
  • Retrovisores externos com indicadores de direção
  • Rodas de liga leve aro 16
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Faróis de neblina
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)

Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7 polegadas, Apple CarPlayAndroid AutoBluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *