Primeiras impressões do novo SUV Taos Volkswagen

Taos: SUV grande acaba de chegar nas concessionárias VW

São muitos SUVs para escolher  no mercado brasileiro. E na categoria de SUVs grandes acaba de chegar mais uma opção que tem tudo para emplacar bem, literalmente, no Brasil. É o Taos, da Volkswagen. Veja como ele se saiu em dois dias de teste nas ruas de Fortaleza (ANDRÉ MARINHO –  JORNALISTA)

Por dentro do Taos, muito conforto e tecnologia

A primeira impressão ao ver o design do Taos é de brilhar os olhos: design bem resolvido na dianteira e traseira, linda assinatura frontal – filetes de LED que ligam os faróis ao logotipo da Volks no centro da grade dianteira –  e dimensões proporcionais tornam o veículo uma presença na cena urbana.

Detalhe da central multimídia com 10 polegadas

Por dentro, muito, muito espaço, um dos pontos altos do carro. Você que gosta de conforto e tem família grande, vai se sentir bem no interior do Taos. A posição de dirigir é excelente e no caso dessa versão que testei, topo de gama, highline, o teto solar panorâmico inclui um charme a mais no possante.

Para quem vai atrás ele também impressiona: sobra espaço para os joelhos e o acesso também é bastante fácil, ajudado pelas enormes portas traseiras.

Taos é aposta da Volkswagen no segmento de SUVs grandes

Para os antenados nas novidades tecnológicas embarcadas, o VW Taos se destaca pelo quadro de instrumentos digital de 10,1” e pelo sistema multimídia e de informações do carro na tela central. Muito bonitos, por sinal e bastante intuitivo, fácil de manusear.

No VW Play você pode fazer vários comandos, inclusive do ar condicionado do carro, bem como desligar, se assim preferir, o start stop.

Repleto de assistentes de segurança, o Taos tem ACC, AEB e detectores de ponto cego e de tráfego traseiro

Na lista de equipamentos desta versão top de linha, destacam-se também o ACC com função para-e-anda, sistema de frenagem automática que também “enxerga” pedestres e o sistema de faróis inteligentes que se adaptam à situação de uso. Além disso, assistência na rampa, item extremamente útil quando em ladeiras, e que evita o carro descer.

Porta malas é bem servido: 498 litros

O volante é igual do Nivus, bem esportivo e que foi herdado do Golf europeu – um charme, eu adoro. Direção precisa e com peso ideal (leve para o uso urbano nos modos Eco e Normal, mais pesada no modo Sport), freios muito bem modulados.

Em relação ao desempenho, como foi um test drive rápido, já que a Volkswagen ainda não me disponibilizou o veículo, não deu para avaliar na estrada. Aliás, quero agradecer a concessionária Fazauto, do grupo Palácio, em Fortaleza, no Ceará, que me cedeu essa unidade para teste. O motor dá conta do recado na selva urbana da capital cearense. É um motor 1.4l, turbo, flex, com 150 cv, já consagrado no T-Cross, Polo, Nivus e Virtus, em suas versões superiores.

Detalhe da roda 18 polegadas

Dados do consumo, você verá na ficha técnica completa. Em resumo, um belo rival para o Jeep Compass renovado e o caçula Corolla Cross, este último com pouca tecnologia quando comparado ao Taos e ao Compass. Confira os preços na Ficha Técnica e analise o custo benefício para fazer um test drive.

Segundo o gerente de vendas da Fazauto, Natanael Rodrigues, o Taos foi muito bem recebido pelo consumidor cearense. “Todas as unidades que estão chegando já vendidas, e temos clientes que querem ver o carro para tomarem a decisão – acredito que já é um sucesso”, conclui o executivo.

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.4l, flex, turbo

Potência: 150 cv de 5.000 a 5.250 rpm (g/e)

Torque: 25,5 kgfm de 1.400 a 3.800 rpm (g) e de 1.500 a 4.000 rpm (e)

Câmbio: automático sequencial, seis marchas

Consumo:  10,2 km/l (g) e 6,8 km/l (e) na cidade, e, na estrada, marcou 12,2 km/l (g) e 8,5 km/l (e)

Direção: elétrica

Suspensão: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,461 m (c), 1,841 m (l), 1,626 m (a)
Entre-eixos: 2,680 m
Pneus: 215/55 R18
Porta-malas: 498 litros
Tanque: 51 litros
Peso: 1.420 kg
0-100 km/h: 9s3 (g/e) eVelocidade máxima: 194 km/h (g/e)

PREÇOS: Taos CONFORTLINE a partir de 154.990,00 – pintura preta (base). Essa versão tem dois opcionais, o pacote conforto + 5.420,00 e o pacote segurança + 4.790,00. Valor adicional em caso de pintura metálica + 1.410,00
HIGHLINE: R$ 188.720,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *