NISSAN LEAF 2023 CHEGA NAS CONCESSIONÁRIAS DA MARCA

Leaf é o elétrico mais vendido do mundo

O Nissan LEAF 2023 desembarca no Brasil com visual renovado e mais equipado. Carro global ícone da mobilidade elétrica, o LEAF começa a ser distribuído esta semana para as 44 concessionárias Nissan homologadas para comercializar e realizar serviços de pós-vendas em veículos elétricos.

Mesmo com a renovação visual e dos novos equipamentos, o LEAF 2023 mantém o mesmo preço da linha anterior: R$ 293.790.

Interior do Leaf

Carro 100% elétrico mais vendido do mercado brasileiro no ano passado, O LEAF foi lançado no País no dia 18 de julho de 2019.

Para marcar essa data, a Nissan passou a celebrar o E-Day, o Dia da Mobilidade Inteligente. Desde então, a empresa japonesa comemora esse marco e, agora em 2022, o dia fica ainda mais especial com a chegada do Nissan LEAF 2023.

Leaf foi lançado no Brasil em 2019

A linha 2023 já se diferencia pela aparência frontal, que inclui novos formato de grade e para-choque dianteiro. O estilo dos faróis também foi revisto e agora conta com acabamento interno preto (anteriormente era cromado).

As rodas de liga leve aro 17 de cinco raios trazem novo design, ousado e agressivo. O modelo também estreia o novo logotipo da Nissan, posicionado na grade dianteira, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante.

Detalhe do tanque para recarregar do Leaf

Os defletores de vento dianteiros e traseiros agora são pretos (anteriormente eram azuis). As formas dessas peças posicionadas nos quatro cantos das caixas de rodas, no difusor traseiro e no spoiler traseiro também foram modificadas.

Todos esses aprimoramentos deram uma aparência distinta ao Nissan LEAF 2023, que ficou com uma silhueta ainda mais elegante, aerodinâmica e esportiva.

Volante e painel do novo Leaf

Para aumentar o conforto e a segurança, o LEAF também ganhou sistema de áudio Bose, marca premium de som automotivo, composto por dois tweeters de 1 polegada, dois alto-falantes de 6,5 polegadas de longo alcance nas portas dianteiras, outros dois alto-falantes de longo alcance de 5,25 polegadas nas portas traseiras, um amplificador e um woofer de 4,5 polegadas, ambos na área do porta-malas.

Leaf tem excelente desempenho na área urbana e também em viagens

Outra novidade é o retrovisor interno inteligente, uma tecnologia que faz com que as imagens da traseira do veículo sejam reproduzidas no retrovisor interno (tela de LCD) de forma clara, sem pontos cegos ou interferência dos apoios de cabeça do banco traseiro, por exemplo.

A câmera instalada na traseira do Nissan LEAF projeta as imagens no retrovisor de forma nítida, mesmo que as condições climáticas e de luz não sejam favoráveis.

Equipamento para recarregar o carro

O sistema de recarga localizado na parte frontal do veículo também é novo. Além da ChadeMo, para carga rápida, o Nissan LEAF vem agora com entrada tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos, mais comum nos pontos de recarga no Brasil.

Detalhe do banco traseiro do Leaf

O elétrico da Nissan ganha, ainda, novas opções de cores, que se somam ao Branco Diamond com Teto Preto e Preto Premium. Passam também a estar disponíveis: Cinza Shark com Teto Preto e Vermelho Magnético com Teto Preto.

TECNOLOGIAS – Com quase 600 mil unidades comercializadas em todo o mundo, o Nissan LEAF combina uma experiência de condução elétrica eficiente com ampla assistência à condução e tecnologias de conectividade, que são resultado dos mais de 10 anos de conhecimento e inovação em veículos elétricos da marca japonesa.

Leaf 2023 já está nas concessionárias da marca

Entre os destaques das tecnologias de condução inteligente do Nissan LEAF está o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Essa tecnologia elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente.

Preço do Leaf: R$ 293.790

SEGURANÇA – Além do e-Pedal, o Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse escudo inteligente de segurança integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em seu torno, responder a ações inesperadas e a se proteger.

Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas.

A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente. O sistema monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o Nissan LEAF caso necessário,.

Além disso, checa constantemente a pressão dos pneus e permite a visualização de todo o entorno do veículo. Isso graças ao uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.

Versão anterior do Leaf

A estrela deste pilar é, sem dúvida, o e-powertrain. O conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh proporciona desempenho linear e estimulante ao entregar potência equivalente a 150 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm, resultando em acelerações vigorosas. É mais desempenho com emissão zero.

A bateria de íon-lítio tem 272 km de autonomia no Inmetro, satisfazendo as necessidades de condução da maioria dos proprietários.

No dia-a-dia, o condutor percebe o torque imediato disponível, que oferece respostas instantâneas em saídas de semáforos, por exemplo, ou mesmo em retomadas para ultrapassagens mais seguras.

O motor elétrico, combinado com a tecnologia da Nissan, oferece o torque máximo em 0,1 segundo. Além disso, o Nissan LEAF é surpreendentemente silencioso.

O condutor ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; “B” (Brake), que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e o “D” (Drive), modo de operação normal com a potência máxima do motor.

O Nissan LEAF 2023 é equipado também com controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi, que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria; vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); ar-condicionado automático; multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre muitos outros.

Câmbio automático do Leaf, com três modos de condução

Comodidades programáveis e que economizam energia

O carro tem recursos que permitem escolher a hora para recarregar a bateria e programar a climatização antecipada do veículo. São recursos inteligentes e de fácil utilização, pois funcionam como programar um alarme para lembrar de um compromisso ou para acordar.

O temporizador de recarga é programado no painel de instrumentos do veículo e faz com que o carregamento se inicie automaticamente nas horas programadas.

O recurso fica na memória até eventual mudança, não necessitando ser acionado sempre. Basta indicar os horários de início e fim da recarga, que podem ser aplicados a cada dia da semana. É possível ajustar dois horários automáticos por dia.

Ao chegar no local que o veículo será recarregado, é só conectar o cabo. Quando chega o horário predeterminado, o carregamento começa automaticamente. Assim pode-se escolher um horário com valor menor de tarifa de energia elétrica.

Fiz o teste do Leaf da versão anterior, confira no canal GUIA AUTOMOTIVO no YOUTUBE

Já a climatização antecipada é um recurso que colabora com a economia de energia da bateria. Com ele, é possível programar a climatização para aquecer ou resfriar o interior do Leaf antes de o proprietário entrar no veículo.

Para isso, basta deixar o cabo ligado à rede elétrica, assim o modelo utilizará a energia que vem da rede elétrica, e não da bateria, para deixar o interior na temperatura desejada. Se a programação prévia indicar temperatura de 20º C às 8h da manhã, antes de sair de casa, o sistema ligará a climatização um pouco antes.

O temporizador do controle de climatização permite a configuração de dois horários. Quando o temporizador do controle de climatização for configurado, o ar-condicionado será operado de acordo com o tempo definido. Assim como o temporizador do carregamento, não é necessário configurar o controle de climatização todos os dias.

Veja meu test drive com o Leaf da geração anterior aqui

Abaixo o test drive com a primeira geração vendida no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *