CRONOS DRIVE COM CÂMBIO MANUAL: VEJA MINHA OPINIÃO

Sedan Cronos Drive

Então, que tal falar sobre sedan? Antes desejados ao extremo no Brasil, o seu lugar passou para os SUVs, que tem uma fatia disputada no mercado brasileiro. Aqui o sedan da Fiat que tem um custo benefício muito bom, o Cronos. Mas afinal, qual a Qual a diferença entre Cronos e Cronos Drive?

Cronos na versão Drive

O Cronos Drive não é tão pelado quanto o Cronos 1.3, mas não tão completo e caro como o Precision 1.8 AT. Todavia, tem itens como vidros dianteiros e travas elétricas, direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia. O modelo 1.8 AT oferece ainda ESP, TCS e Hill Holder. 

Os sedans oferecem como atributos a posição de dirigir típica dos carros urbanos, com a vantagem de trazerem porta-malas com boa capacidade. São ótimos modelos para o uso diário. Mas não fazem feio para levar a bagagem de toda a família em viagens. O Cronos é assim.

Bom de dirigir no dia a dia da cidade

No caso da Fiat, o seu único representante nesse segmento neste início de 2022 é o sedan compacto Cronos. Derivado do Argo, o modelo fabricado na Argentina é atualmente o 4º carro de três volumes mais emplacado do Brasil

Testei durante uma semana a versão Drive 1.3, que se tornou a topo de linha do modelo com o fim das configurações equipadas com o motor 1.8 E.torQ. Com preço base de R$ 91.900, o carro das fotos traz o pacote S-Design, com mais 5 mil pelo pacote. 

Porta malas gigante: 525 litros

Esse pacote adiciona itens de estilo como as rodas de liga leve de 15” com acabamento escurecido e o spoiler traseiro, a vários novos equipamentos. 

A relação inclui ar condicionado automático e digital, câmera de ré, chave presencial, faróis de neblina e retrovisores externos com função tilt down no lado do passageiro. O interior escurecido também traz detalhes na cor bronze.

Em linhas gerais, o resultado estético dessas mudanças do pacote S-Design é bem feliz e deixa o Cronos bem distante daquela cara de carro de trabalho, que é típica dos sedans compactos em suas versões de entrada. Por falar em equipamentos, o Cronos traz o básico que se espera de um carro na sua faixa de preço.

Detalhe volante e console

Além dos itens citados acima, o Cronos traz direção elétrica, multimídia com tela de 7” (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), controle de tração e estabilidade (muito bons), assistente de partida em rampas (muito útil), lanternas traseiras de LED, isofix, alarme e computador de bordo.

Um ponto fraco do modelo é o número de airbags. São apenas os dois obrigatórios por lei mesmo. O sedan não oferece proteção lateral ou de cortina nem como opcional. 

O Fiat Cronos Drive 1.3 traz o motor 1.3 Firefly flex, de 101/109 cv (gasolina/etanol) de potência e 13,7/14,2 kgfm de torque a 3.500 rpm (gasolina/etanol).

Embora a Fiat já disponibilize o câmbio automático CVT para as versões de Pulse e Strada com esse motor Firefly, no sedan a única opção de câmbio é o manual de cinco marchas.

Consumo. No PBE Veicular, do Inmetro, o modelo obteve classificação A na categoria, com médias de consumo urbano de 9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina) e rodoviário de 11 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina).

Em relação aos conjuntos de freio e suspensão, o modelo segue o layout típico dos compactos do mercado automotivo brasileiro, com conjunto McPherson na dianteira e suspensão por eixo de torção na traseira. Os freios trazem discos ventilados na dianteira e tambor na traseira.

Em sua faixa de preço, o modelo da marca italiana tem como rivais o Chevrolet Onix Plus LTZ manual e Hyundai HB20S Platinum.

Um sedan que roda macio, tem bom espaço interno e conforto, além de excelente bagageiro. Acho que você e sua família bem que poderiam considerá-lo antes de optar por um SUV mais caro. 

FICHA TÉCNICA

Motor: 1.3l, flex

Potência: 101/109 cv (gasolina/etanol)

Torque: 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm

Câmbio: Manual, 5 velocidades

Porta-malas: 525 litros

Preço: R$ 91.887


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *